quarta-feira, 11 de agosto de 2010

PACHA MAMA - RITUAIS A MÃE TERRA...

Grandes amigos,
Se você já viajou para outro país, vai vaijar ou com certeza conhece pessoas que já viajaram, muito dificilmente fará o que fiz.
Sábado, 07 de agosto celebramos na empresa o dia de PACHA MAMA.
Segue a descrição do WIKPEDIA(famosa enciclópedia da internet) sobre esse o que é isso:

Descrição
O mito de Pacha Mama referia-se primitivamente ao tempo, talvez vinculada de alguma forma com a terra: o tempo que cura as dores, o tempo que distribui as estações, fecunda a terra. Pacha significa tempo em linguagem kolla, porém com o transcurso dos anos, as alterações da língua, e o predomínio de outras raças, terminou confundindo-se com a terra.

Dia primero de agosto é o dia de Pacha Mama. Nesse dia se enterra em um lugar próximo da casa uma panela de barro com comida cozida. Também se põe coca, yicta, álcool, vinho, cigarros e chicha para alimentar Pacha Mama. Nesse mesmo dia deve-se pôr cordões de fio branco e preto, confeccionados com lã de lhama enrolando-se à esquerda. Estes cordões se atam nos tornozelos, nos pulsos e no pescoço, para evitar o castigo de Pacha Mama



















OFERENDAS HÁ PACHA MAMA

Isso foi feito dentro do refeitório da empresa, nessas oferendas continham doces, folhas de coca, algumas raízes, ervas, alcool, cerveja, vinho, e algumas figuras relacionadas a empresa.Isso foi sendo colocado juntamente com rezas pedindo o melhor pra empresa esse ano.Logo após foram colocados dois filhotes de llama.Haviam sido mortos dias antes, não havia nada de sangue, estavam sem cheiro, e muito limpos, muy blanquitos por sinal.Já no outro prato de oferenda foi colocado um feto de llama.


















Senhor que fez toda cerimônia:
Tudo regado com muita cerveja, vinho, refrescos e cigarros


















Em continuação a cerimônia todas as oferendas foram queimadas em uma grande fogueira formada no centro do pátio da empresa.Sendo que sou uma pessoa importante para empresa, foi pedido a mim para que oferecer o feto de llama a fogueira, peguei a bandeija sai do refeitório a caminho da fogueira e todos me olhando, o branquelo fazendo nossa tradição, fiz tudo com muito respeito.Todos os funcionários que acreditam nessa crença também foram conviados a rodear a fogueira.

















Enquanto as oferendas queimam, o cêrimonialista permanece em torno da fogueira fazendo suas rezas e jogando álcool na fogueira, nisso chegam caixas de cerveja, caixas de refresco e álcool que são arremeçados na fogueira por todos da empresa, após se sai com suas garrafas e se arremeça no ambiente em que se trabalha na empresa, sua máquina, escritório.Sempre pedindo a mãe terra sua proteção e agradecendo.


















Logo após regar seu ambiente de trabalho com várias bebidas, aguarda-se arder as chamas de toda a fogueira, se enterra o que sobrou.Voltamos para dentro do refeitório, onde ganhamos uma folha branca dobrada na verticalem três partes, se pediu para colocar uma moeda de valor simbólico, e se faz o último ritual, ele vem e te "benze" coloca folhas de coca, um barbante colorido de lâ de llama, alcool e suco, pedi por você, por seu sucesso.Você dobra isso e guarda na sua carteira, para trazer boa sorte, dinheiro, etc.

















Bom, após tudo isso começa a festa, boa comida, boas bebidas e muita festa, me diverti muito, bebi muito, existe uma mania da grande maioria de virar seus copos de bebida, tipo toma tudo de uma tacada...Deu umas 2 horas de festas começam os tombos, hilário, nego caindo tipo bixo...Embora toda essa diversidade de culturas, o mais rico disso tudo é comemorar o bom ano, a ter esperança de algo melhor, a pensar positivo.
E falando nisso tomara que a macumbinha da grana de certo, pq to precisado...

Grande abraço a todos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário