quarta-feira, 7 de julho de 2010

Diversas Bolívias

Eae pessoal vou começar dizendo que to com muita saudade do Brasil, pero to muito feliz de estar aqui também.

Muitas pessoas estão gostando muito do que estou escrevendo e me surpreende tantas pessoas estarem lendo.Estou muito apegado a esse blog, parece que quando escrevo vejo o Brasil na ponta do meu nariz.Segue o texto.

Diversas Bolívias

A Bolívia é um país que se dividi em 2,oriente e ocidente.

Oriente:Custo e qualidade de vida mais altos,muito calor, muitas(muitas) etnias, muitos povos de diversas cores e culturas.

Ocidente:Custo de vida baixo e qualidade de vida inferior.Muitos povos, porém grande maioria indígena, uma cor e diversas culturas, um lugar frio e seco.

Todos dias quando ligo a televisão se fala de acordos e mais acordos com o governo, para isso, para aquilo,etc.

O que acontece aqui é seguinte.Lembra das aulas de história na escola, onde dizia assim:
Em 22 de abril de 1500, Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil, a Europa roubou todas riquesas, mataram muitos índios, trouxeram negros, os espancavam até a morte, e quando uma patricinha chamada Isabel assinou um lei interrompendo isso, os negros foram tocados nos quilombos e chamaram mão de obra Européia por que negro só servia pra trabalhar de graça, lembra disso?
Está um pouko diferente dos livros a estória, mas foi isso.

Aqui na Bolívia, não tem arrego, eles lutam pelos direitos deles até hoje, a muitos protestos,marchas, etc.E eu adoro isso, não aceitar, não ser oprimido.
Cara, todos os dias há essa discussão na mídia.Não vi violência ainda, só reclamações em congressos, protestos pacíficos.

Eles querem direitos de ter o que é deles, a terra, os incentivos, por que só os brancos são ricos na Bólivia, ou os plantadores de Coca, os contrabandistas.

Não quero me meter na política deles, não é minha intenção.Mas quando vejo essa luta constante por querer o que é seu por direito, lembro de um velho índio durmindo em uma parada de onibus em brasília e chegou um grupo de adolescentes com dentes de marfin e tocou fogo no pobre homem.

Enquanto o último índio da Bolívia querer o que é seu, a sua dignidade não será inflamável.

Abraço a Todos.

3 comentários:

  1. Meu Deus da onde tu tirou todas estas palavras..???To apavorada, sempre pensei que tu nao pensava heheheheh..to brincado..Tu escreve mt bem.Larga o curtume e vem trabalhar na RBS de colunista.Bjo!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a Marina,tu escreve muito bem.Eduardo tbm é cultura!Tu surpreende sempre!

    Gabi

    ResponderExcluir
  3. Sempre soube..
    Eduardo próximo chê....
    brincaderinha!!

    abs

    sm comentário

    ResponderExcluir